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Como otimizar espaço em sua loja?

10/10/2022

Organizar a loja para ela ficar mais atraente para os clientes é uma tarefa muito importante, principalmente quando é necessário fazer aquela otimização do espaço.

Algumas medidas devem ser adotadas para que a loja além de bonita, possa ter todo o seu espaço utilizado de forma inteligente.

O modo como o ambiente é organizado, além de elementos que dão uma sensação de maior espaço fazem a diferença em uma loja.

Dessa forma, nesse artigo vamos apresentar algumas dicas de como otimizar o espaço em sua loja, desde a utilização de um painel canaletado até a organização e exposição dos produtos.

Utilize painel canaletado

Esse tipo de painel é composto por ripas, e entra uma e outra há um espaço onde pode ser instalados ganchos e suportes.

Eles são ideais para que você possa organizar a sua loja de maneira que possa fazer a organização e exposição de produtos.

Independente se sua loja for de roupas, calçados ou bijuterias, o painel canaletado é uma excelente alternativa para ajudar a otimizar o espaço da sua loja.

Fixado na parede, o painel canaletado pode ajudar na distribuição de espaços em toda sua loja.

Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação, seja ela na fachada ou então no interior, é um elemento importante para a aparência da loja.

Como estamos falando em otimizar o espaço da mesma, vamos nos concentrar na iluminação referente ao interior do estabelecimento.

Cada tipo de iluminação proporciona uma atmosfera diferente para o ambiente da loja, como vamos ver abaixo:

Iluminação branca ou fria: esse tipo de iluminação tem como objetivo fazer com que os produtos da loja fiquem mais visíveis e em evidência. Já a Iluminação amarela ou quente: tem como principal função destacar um produto específico. Com a composição certa da iluminação, é possível otimizar o espaço em sua loja, fazendo com que os produtos em específico se destaquem.

Faça o planejamento da vitrine

Para fazer a otimização do espaço de sua loja, é essencial que você faça o planejamento da sua vitrine, pois ela é um dos ambientes mais importantes do espaço.

É importante que você preste muita atenção a elementos como: iluminação, posição dos produtos, a troca dos mesmos e as cores do espaço.

Na vitrine o ideal é fazer a exposição dos produtos mais importantes da loja, e é claro que esse devem ter estoque no estabelecimento.

A iluminação deve ser algo a atentar-se também, pois os produtos que estão sendo expostos na vitrine devem está destacados de forma adequada.

Utilize no máximo quatro cores para compor a vitrine, porém, não utilize mais que essa quantidade, para a imagem não fique poluída, desviando assim a atenção do produto.

Os produtos que estão expostos na vitrine devem ser trocados a cada 15 dias, para demonstrar que a loja é dinâmica e cheia de novidades, atraindo assim clientes.

É importante também colocar os produtos abaixo da linha de visão, para que os clientes possam ter uma percepção melhor dos produtos.

Ao expor os produtos, faça de maneira estratégica

Quando for fazer a organização dos produtos em sua loja, procure fazer a disposição de forma estratégica.

É importante que a mercadoria fique à mostra, mais precisamente na linha de visão dos potenciais clientes.

Dessa forma, você poderá incentivar a rotatividade de uma determinada mercadoria, como por exemplo, os lançamentos da loja.

Além disso você pode organizar os produtos de acordo com as cores, ocasião ou estilo, de forma que os espaços fiquem bem divididos.

Uma dica na hora de organizar os produtos na loja, é colocar a mercadoria que está em promoção perto do caixa, você poder é utilizar o painel canaletado por exemplo.

Assim eles serão vistos pelos clientes que estão passando por aquele local e terão mais chances de serem comprados.

Delimite uma zona quente

Como você está querendo fazer a otimização do espaço de sua loja, é importante definir qual será aquele espaço mais frequentado pelo cliente, a chamada zona quente.

Muitas vezes essa zona se encontra próximo à entrada da loja, mas cabe ao gestor analisar onde será delimitada essa área.

É importante que ele tenha essa informação, para que os produtos de maior relevância sejam disponibilizados nessa área.

Assim, ao entrar na loja o cliente se direcionará automaticamente para o ambiente em questão, onde encontrarão os produtos mais importantes para a loja.

Lançamentos ou aquele produto que retornará mais lucro para o estabelecimento, devem ficar nessa zona quente.

Já em outros ambientes, é possível organizar os produtos que tem menos relevância para a loja.

Ao fazer essa organização no estabelecimento e seguir essas dicas, é possível otimizar e utilizar todos os espaços da loja de forma funcional.

E lembre-se, até para fazer a arrumação de uma loja, é importante traçar uma estratégia, pois dependendo da otimização dos espaços, os produtos se vedem sozinhos.

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